reEvolução

Nosso Blog

Blog

A Famosa Taxação do Sol

Entenda tudo de forma simples

Se você você ainda não instalou energia solar fotovoltaica na sua casa ou empresa, é bom se correr. Agora faltam menos de três meses para entrar em vigor a cobrança que foi apelidada de “taxação do sol”.

Quem instalar painéis solares em casa a partir de 7 de janeiro de 2023 para gerar energia em um sistema conectado à rede elétrica passará a arcar com os custos de distribuição, cobrança que hoje ainda não é realizada.

Mas quem adquirir seu sistema de geração de energia solar antes dessa data permanecerá isento da cobrança até 2045. Assim, para garantir o máximo de economia na conta de luz, o melhor, para quem pensa em instalar painéis solares, é fazê-lo antes do início do ano que vem.

A energia solar fotovoltaica valoriza o imóvel, faz com que sua conta de luz seja atingida pela a inflação e está cada dia mais facilitada pelos bancos para ser financiada. É uma famosa fonte “gratuita” de energia, e tem o custo quase inexistente perto de outras formas, como a elétrica que recebemos em nossas residências e que está cada dia mais cara.

Mas todo esse benefício será taxado a partir do próximo ano. Amplamente discutida no Congresso Nacional e em outros setores da sociedade, a nova lei da energia solar (14.300/2022) é derivada do projeto de lei 5.829/2019.

Embora traga outras mudanças, a principal regra da nova lei diz respeito ao pagamento de uma taxa que altera a composição da conta de luz, e é por isso que ela é conhecida como lei da “taxação do sol”.

Todos que comprarem e solicitarem a ligação dos seus sistemas fotovoltaicos junto às concessionárias de energia até o dia 07/01/2023 terão o direito adquirido (por lei) a usufruírem da regra antiga da energia solar no Brasil.

Quando o sistema gera energia, e ela não é consumida/usada instantaneamente, sobra uma quantidade (excedente), que é injetada na rede elétrica da cidade, gerando créditos energéticos – utilizados posteriormente para abater o valor da conta de energia. 

É por esse motivo que essa janela de tempo (antes do dia 07/01/2023) é, sem dúvidas, o melhor momento para dar o próximo passo e adquirir seu sistema fotovoltaico com a RE Solar.

Mas não deixe para os últimos dias! 

Esta gostando desse conteúdo? Compartilhe!